Periferia Viva

Por Moises Mota

Enfrentamos todos diversos momentos tensos ao longo da vida, de várias ordens e fatores. Precisamos lutar em prol de uma causa, de algo que nos torne pessoas realizadas neste mundo.

Nenhuma das lutas que travamos, nenhuma das lutas que enfrentamos, nada, nada se compara à dor de um número inimaginável de pessoas atingidas pelas diversas facetas da crise – instalada há mais de um ano – provocada pelo novo coronavírus.

Nesse sentido, com o objetivo de ser um forte aliado às comunidades periféricas, está disponível na rede web o trabalho da plataforma on-line Periferia Viva força-tarefa COVID19 que tem como objetivo ser uma propulsora da mudança social através da divulgação de conhecimentos e interligação de pessoas transformadoras em Minas Gerais.

Infelizmente as comunidades periféricas são as mais afetadas com essa pandemia, pois pobreza, precariedade, um grande número de moradores, altos índices de aglomerações e a falta de conhecimento sobre a saúde preventiva são fatores preocupantes para o avanço da doença respiratória que alcançou números impressionantes de vítimas ao redor do mundo.

A força-tarefa criada tem atuado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) com a preocupação de compartilhar e apoiar as ações realizadas de mobilização social e vigilância civil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus com o importante viés da defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania das populações periféricas.

Iniciativas, campanhas e demandas da sociedade civil organizada são conectadas por meio da ferramenta. No site periferiaviva.org.br estão disponíveis várias ações em curso em diversas áreas do entorno de Belo Horizonte.

Na aba cuide-se há diversas possibilidades. Usando a tag Bem Estar você irá encontrar aulas de yoga gratuitas ministrada pela escola de KUNDALINI YOGA Antar Naad e sessões on-line mindfullness oferecidas pela Moved by Mindfulness.

Em Atendimento Médico estão disponíveis mais de 500 profissionais homeopáticos para atendimento através da rede web em atenção à COVID. Há também um link para o portal Missão COVID em que médicos oferecem consultas gratuitas para os pacientes com sintomas ou diagnosticados com a doença.

Por fim, o Atendimento Psicológico disponibiliza duas plataformas: o Campo Lancaniano BH  psicanalistas em formação se colocam à disposição para escutar e acolher as demandas daqueles que precisam de um suporte psicológico. Há também disponível a Rede de Apoio Psicológico formada por psicólogos que estão à disposição para atender os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento à COVID-19.

A plataforma compreende ainda uma possibilidade de apoiar ações que estão em atividade em diversas cidades de Minas Gerais. A plataforma reúne diversas campanhas, demandas e inciativas das periferias, vilas, aglomerados e favelas de BH, Grande BH e interior do Estado que possuem um rico potencial de ajuda mútua e precisam de um apoio ou parceria para a continuidade e concretização de suas atividades.

A plataforma Periferia Social vem como uma aliada essencial neste momento que estamos vivendo. Ela promove a conexão de pessoas que precisam de ajuda e outras que estejam disponíveis a ajudar. Esse processo fortalece espaços e comunidades sociais e preenche uma lacuna cada dia mais latente nas comunidades.