Resistência: Moçambique, Quilombo dos Arturos, Samba do Meio-Dia e Fela Kuti

Equipe Casarão das Artes

Chegamos ao quarto ano da Revista Canjerê.  Seguramente estamos falando de mais um ato de resistência do Instituto Cultural Casarão das Artes. A 12ª edição foi lançada no Museu das Minas e do Metal e em homenagem ao nosso querido país, Moçambique, que completou 44 anos de regime “pós-colonial” no dia 25 de junho. Com as ilustres presenças do moçambicano Cláudio Manjate, dos músicos Márcio e Sílvio Santos, e dos nossos queridos amigos e seguidores, a noite foi de puro Canjerê. O moçambicano Cláudio João Manjate é educador Social e auxiliar administrativo que mora em Belo Horizonte desde 2018; Márcio Santos é multi-instrumentista autodidata e cantor. Ele se apresenta em bares e festas particulares, cantando e se fazendo acompanhar  de violão e teclado e compartilhou a apresentação neste dia com o irmão, Sílvio Santos.

Lançamento da 12ª edição da Revista Canjerê. Foto: Rosália Diogo

No dia 30 de junho, o Consulado de Moçambique celebrou o Dia de Independência de Moçambique com uma grande festa no Consulado de Moçambique, que fica em Vespasiano. O Casarão das Artes se fez presente. A grande questão que apontamos é: como podemos juntos buscar formas de melhorias econômicas e sociais para aquele país?  A questão surge sobretudo a partir da preocupante situação de devastação a que chegou o país que foi abatido por dois ciclones em 2019. O desastre deixou centenas de morte e deixou milhares de pessoas desabrigadas.

Homenagem à independência de Moçambique. Foto: Rosália Diogo

Em outubro, três grandes agendas foram realizadas ou acompanhadas pela equipe do Casarão das Artes:

No início do mês, a nossa equipe foi prestigiar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada pela comunidade dos Arturos. A Comunidade dos Arturos é composta pelos descendentes de um antigo escravo de nome Artur, vem daí o nome Arturos e preservam sua cultura e religiosidade por meio dos Congados. Está sediada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. É uma das mais antigas comunidades de Minas Gerais, sendo a mais velha com mais de 128 anos. Em sua 6ª geração, a Comunidade dos Arturos é a mais tradicional comunidade quilombola do município.  A programação foi marcada por cortejos, atividades congadeiras, desfile de guardas de congo, além da tradicional Missa Conga, entre outras celebrações culturais e religiosas que fazem parte da rica história da Comunidade.


Missa Conga – Comunidade dos Arturos. Foto: Rosália Diogo

No dia 17, no Museu das Minas e do Metal, foi a vez de o Casarão das Artes realizar mais um tributo à Fela Kuti por meio de uma Roda de Conversa sobre a pessoa e a música desse ativista político e músico, com ênfase no seu perfil de multi-instrumentista e ativista político devido aos seus ideais pan-africanistas, no seu relevante e utópico papel na música negra, em todos esses processos.

Na ocasião, contamos com depoimentos do nigeriano Olugbenga Olusola Fayenuow e interpretações de canções em Yorubá com a cantora Eda Costa. Assim, essa foi a nossa forma de homenagear um dos mais instigantes e carismáticos personagens do Continente Africano.


Tributo à Fela Kuti.

Dia 27, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, prestigiamos a apresentação do Samba do Meio-Dia, um projeto que surgiu por meio da vivência e da necessidade das sambadeiras e sambadores do Samba da Meia-Noite. Com a presença das crianças (filhos e filhas das sambadeiras e sambadores), era necessário criar um espaço para que elas se expressassem pois era possível perceber o quanto a música, a dança, o ritmo, ou seja, a arte se faziam presentes em suas vidas por conviverem com a grande família de samba de roda.

Samba do Meio-dia. Foto: Ricardo Laf

A apresentação encheu os olhos do público, pois a maioria não havia tido a oportunidade de assistir à apresentação de crianças e jovens tão engajados em preservar a tradição, a alegria e a arte dos seus ancestrais.

Um salve à resistência cultural do povo negro, na África e na diáspora!

Compartilhar

Procurando algo? Faça uma pesquisa e encontre mais notícias entrevista ou edições.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR