Canjerê Mulher destaca artistas negras com show gratuito de Elisa de Sena e a DJ Black Josie

O show abre o calendário de eventos do Projeto Canjerê, em 2023, que promoverá rodas de conversas, encontros literários, pocket shows e mais

O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras abre no sábado, dia 25 de março, às 19h, a agenda cultural do Projeto Canjerê em 2023, com o Canjerê Mulher, que apresenta o show da artista Elisa de Sena com participação especial da DJ Black Josie. Realizado desde 2016, o Canjerê Mulher convida mulheres negras artistas, que têm dado importantes contribuições para o cenário da arte negra em Belo Horizonte, sobretudo no campo da literatura, do teatro e da música. O show acontece na Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista) e a entrada é gratuita (sujeito à lotação da casa).

A apresentação traz o show “CURA – percussiva e eletrônica”, que promove um encontro musical entre a cantora, compositora e percussionista Elisa de Sena e a DJ Black Josie. O repertório do show é composto de canções do álbum CURA, de 2019, lançado por Elisa e produzido pela DJ Black Josie, além dos singles da cantora, produzidos no último ano e releituras de músicas da MPB.

Imagem das artistas Elisa de Sena e Dj Black Josie que se apresentam juntas no Canjerê Mulher
Elisa de Sena e Dj Black Josie – Foto Paulo Oliveira

Elisa de Sena usa sua arte, voz e corpo para abordar ancestralidade, liberdade, direito de ser e ocupar, dentre tantas outras temáticas que surgem de forma natural na sua obra. Seu trabalho musical é enraizado na percussão afro-brasileira, especialmente nos tambores de Minas Gerais, mesclados com elementos da música eletrônica. Já a musicista e produtora musical, Luciana Gomes, reúne suas habilidades e experiências profissionais para dar vida à “DJ Black Josie “, e dedica-se à pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil.

O show abre a agenda de atividades do Projeto Canjerê em 2023, que contará com mais três encontros ao longo do ano, que resgatam costumes tradicionais da cultura negra e celebram as diferentes formas de vida das pessoas negras.  A curadora do Projeto Canjerê, Rosália Diogo, ressalta a importância de se abrir a agenda de atividades do projeto no mês de março, dando destaque para o trabalho de uma mulher, no mês que marca a luta internacional pela igualdade de gênero. “Fortalecermos as iniciativas culturais de mulheres negras, reconhecendo e dando visibilidade ao seu potencial, é uma das formas que temos para seguirmos de mãos dadas contra o racismo e a violência contra as mulheres pretas”, destaca Rosália Diogo.

Projeto Canjerê 2023

O projeto Canjerê é uma iniciativa do Instituto Casarão das Artes, que tem por objetivo promover atividades e debates com temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A programação dos eventos contará ainda com a 7ª edição do Canjerê Independência de Moçambique, que será realizado em junho, em alusão à Independência do país africano, ocorrida em 20 de junho de 1975. Nos últimos anos o Instituto Casarão das Artes vem desenvolvendo um trabalho de promoção da cultura de Moçambique, mantendo uma agenda de relacionamentos junto aos moçambicanos residentes em Belo Horizonte, que fazem intercâmbio acadêmico, ou que exercem atividades profissionais na cidade, além de moçambicanos que vivem no país africano.

Outra ação prevista para este ano, é a Mostra Conceição Evaristo, no mês de julho, que se volta para a produção literária negra e assuntos pungentes que dominam o cotidiano político e social brasileiro. Já em novembro, o Projeto Canjerê trará um grande encontro artístico-cultural para marcar o Mês da Consciência Negra.

Instituto Cultural Casarão das Artes Negras

O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras nasceu em 2013, com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira. A instituição ganhou destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária. Além de realizar anualmente o projeto Canjerê e outras agendas, o Instituto também é responsável pela publicação Revista Canjerê, atualmente com periodicidade semestral.

SERVIÇO

Projeto Canjerê 2023 apresenta Canjerê Mulher

Dia 25 de março, sábado, às 19h

Show “CURA – percussiva e eletrônica”, com Elisa de Sena e DJ Black Josie.

Local: Casa Canto (Rua Augusto de Abreu, 343, bairro Boa Vista).

Entrada gratuita (sujeito à lotação da casa)