Edy X: rap e respeito às raízes

A cena do rap em Belo Horizonte ganhou destaque nacional nos últimos anos graças à repercussão de nomes como Djonga, Clara Lima, Renegado e Fabrício FBC para além das nossas montanhas. E a cena mineira não para de surpreender com bons lançamentos, sempre com leituras muito autênticas e particulares do rithim and poethy. 

Nesta edição destaco o álbum de estréia do rapper mineiro Edy X, intitulado “Kalango, o preto livre”. Apesar de ser um MC veterano, com mais de 20 anos de caminhada, ele só conseguiu lançar seu primeiro trabalho em 2021, graças aos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o que só reforça o papel das políticas públicas de cultura para os artistas oriundos da periferia.

  Kalango Livre é um disco ousado, repleto de referências oriundas da música afromineira. É um álbum que assume orgulhosamente seu sotaque e com um resultado que faz dele um dos mais interessantes lançamentos do rap neste pandêmico ano de 2021. Logo na estréia, Edy X se mostra um artista versátil e com voz própria, conferindo identidade ao trabalho. 

A produção musical ficou por conta de Sérgio Pererê, Celson Ramos, Cesar Lima, Clebim Quirino e DJ Sense, além das participações de artistas da cena local como Samora N’ZingaMichelle OliveiraEduardo DW, May, entre outros, além do próprio Sérgio Pererê que marca presença na faixa título “Kalango Preto Livre”.  O nome do disco é uma homenagem à herança ancestral e às tradições: “trago neste disco um resgate da memória ancestral que o próprio nome Kalango nos remete. Kalango é um estilo musical usado há muito tempo no sertão de Minas Gerais e em outros Estados. Eu cresci ouvindo meu avô fazendo esse calango. Ele e mais algumas pessoas faziam uma roda com sanfonas e pandeiros, faziam improvisação de versos sobre diversos temas da época muito parecido com a roda de freestyle dos Mc’s de hoje”, conta Edy.

Kalango, o Preto Livre está disponível em todas as plataformas digitais.

Foto Dokttor Bhu

Compartilhar

Procurando algo? Faça uma pesquisa e encontre mais notícias entrevista ou edições.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR