“Mulheres na Roda de Samba” chega a 6ª edição 

Em BH, o movimento reunirá 40 cantoras e instrumentistas de várias gerações, no dia 25 de novembro, no Três Pretos. 

6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba em BH irá reunir mais de 40 sambistas no Três Pretos – Foto Cissa Otoni

Belo Horizonte terá o 6º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba”, no dia 25 de novembro, com a participação de mais de 30 cantoras e 10 instrumentistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A madrinha do Samba de Minas, Dona Eliza, é quem irá abrir o encontro em Belo Horizonte. 

O evento é uma realização do movimento “Mulheres na Roda de Samba”, idealizado em 2018, pela cantora Dorina. Todo ano uma artista do samba é homenageada e em 2024 a será a cantora Teresa Cristina. 

O evento que representa o símbolo de resistência e visibilidade da mulher no samba, teve adesão nos últimos anos de 21 estados brasileiros e atravessou a fronteira nacional, sendo representado em oito países: Argentina, Chile, Uruguai,  Portugal, Itália, França, Holanda e Japão, alcançando três continentes. Ao todo, o movimento possui coordenação e representatividade em 43 cidades no mundo, em nove países, em três continentes. 

O formato do Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba acontece simultâneo, no mesmo dia e mesmo horário, às 17h de Brasília, cantando as mesmas músicas na abertura que homenageia a cantora Teresa Cristina. Em seguida, cada cidade dá continuidade ao show com repertório privilegiando as sambistas que abriram a porta para a projeção de um mercado feminino, como Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elizeth Cardoso, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Tia Surica, entre tantas outras.

O público pode acompanhar a transmissão de cada cidade através da página de facebook do projeto: Mulheres na Roda de Samba. (Facebook: https://www.facebook.com/mulheresnarodadesamba). 

Quem quiser acompanhar pelo canal do youtube vai fazer um giro em todas as cidades. Pois a transmissão do canal vai intercalar ao vivo as transmissões de cada cidade. 

Sobre o Movimento:

Idealizado pela cantora Dorina, o movimento Mulheres na Roda de Samba surgiu em 2018, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, assim como profissionais de diversas áreas da cadeira produtiva que compõe o mercado do samba, incluindo além das cantoras, instrumentistas, produtoras, técnicas de som, luz, dj, fotógrafas, e até mesmo design, assessoras de impresa, publicitárias de todo o pais e do mundo, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de contribuir para fortalecer a divulgação para o público da força feminina do samba.

Em 2018 nasceu o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, com a proposta de evidenciar as mulheres que fazem samba, abrangendo no evento apenas mulheres, apontando os diferentes setores que elas ocupam no samba, reunindo cantoras, instrumentistas, djs, operadoras de som, técnicas, fotógrafas, seguranças, até massagistas. O primeiro ano (Ano Beth Carvalho) aconteceu no dia 24 de novembro de 2018, reunindo 10 estados brasileiros e um país internacional, somando 14 cidades. A cada ano o evento é dedicado a uma cantora (viva) que representa o samba, e o ano é intitulado pelo nome da homenageada. O segundo ano (Ano Leci Brandão) aconteceu em 9 de novembro de 2019 e teve a presença de 19 estados e três países, somando 28 cidades ao todo. A terceira edição (Ano Elza Soares) somou 20 estados, 5 países, totalizando 32 cidades; e a quarta edição (Ano Alcione), que aconteceu no dia 11 de dezembro de 2021, encerrou a inscrição com 20 estados e oito países, somando 37 cidades. A quinta edição (Ano Tia Surica), aconteceu no dia 10 de dezembro e teve a participação de 17 Estados, 5 países e 31 cidades. Este ano, em 2023, acontece a sexta edição, que será dedicada à cantora Teresa Cristina. 

O Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba vai acontecer no dia 25 de novembro e todas as cidades irão se apresentar no mesmo dia, e horário (de Brasília), sempre às 17h. 

Mais informações em : mulheresnarodadesamba.com.br

Facebook e Instagram do projeto

6º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba – Belo Horizonte

Encontro de sambistas de várias gerações, aquece os corações com amor e ancestralidade

Data: 25 de novembro de 2023

Local: Três Pretos Bar – Av. Pedro II, 3608 – Jardim Montanhês Belo Horizonte

A casa abre às 15h e o samba inicia às 17h.

Ingressos pelo Sympla: aqui

Coordenação 6º Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba – BH

Compartilhar

Procurando algo? Faça uma pesquisa e encontre mais notícias entrevista ou edições.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR