Nóticias > Tributo à matriarca nas telonas

Tributo à matriarca nas telonas

Por Naiara Rodrigues, jornalista e assessora de imprensa

A produtora mineira Filmes de Plástico lançou neste ano um curta-metragem homenageando uma de suas principais atrizes, Dona Zezé. O filme “Nossa Mãe Era Atriz”, com direção de André Novais Oliveira e Renato Novaes, traz a trajetória da Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, que já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. O documentário é dirigido pelos filhos da atriz, e rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010, atuando em filmes como Fantasmas (André Novais Oliveira, 2010), Ela Volta Na Quinta (André Novais Oliveira, 2015) e Quintal (André Novais e Murilo Martins, 2015). O filme emociona ao apresentar imagens de bastidores e o afeto de uma família cinematográfica que marcou o cinema contemporâneo.

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Rosalia Diogo

Jornalista, professora, curadora do Casarão das Artes Negras, chefe de redação da Revista Canjerê, Dra em Literatura, Pós-doutora em Antropologia.

Você também pode gostar

Em uma das áreas mais elitistas da capital mineira, na rua Tomé de Souza, está reservado no número 932, sala 205, um espaço dedicado à beleza negra: a Ubuhle. Lá é possível encontrar corte e hidratação de cabelos, design de sobrancelhas, tranças e penteados, além de serviços oferecidos por uma rede de parceiros que incluem estética corporal, massagens e limpeza de pele, tatuagens, depilação, manicure, entre outros.
O Casarão das Artes Negras reverencia e rende tributos ao músico e ativista político Fela Kuti, anualmente, desde 2013. Em nosso entendimento, pessoas combativas como ele não morrem.  Houve uma lacuna nessa celebração entre 2020 e 2023, no período da pandemia que contribuiu para que essa agenda fosse interrompida.  Não obstante, em 2024 voltamos a chamar o público para saudar Fela!