Edições > Baixe aqui a 24ª edição da Revista Canjerê

Baixe aqui a 24ª edição da Revista Canjerê

No editorial da edição 23 da nossa revista, chamamos atenção para o fim da Década dos Povos Afrodescendentes. E agora, estamos informando, com alegria, que a Organização das Nações Unidas renovou essa década. Assim, até 2034, teremos um tempo relativamente satisfatório para acelerar medidas urgentes, necessárias e enérgicas, visando estratégias de combate ao racismo e o fortalecimento da valorização da arte de matriz africana. 

Iniciamos a nossa colaboração exaltando o cinquentenário da independência de dois países com os quais o Casarão das Artes Negras e a Revista Canjerê têm estreitado relações há décadas. Nos referimos à Angola e Moçambique. A independência de Moçambique se deu em 25 de junho de 1975. A de Angola, em 10 de novembro do mesmo ano! 

Todo o conteúdo desta edição é voltado para oferecer informações sobre esses dois países. Destacamos a editoria Negócios, que traz um perfil de um moçambicano que contribui significativamente para a divulgação da cultura do seu país – Sergio Libilo. Na editoria Gente do Canjerê, mostramos como o escritor e aviador, Mauro Brito, é um profundo conhecedor da cultura moçambicana. Na editoria Cultura/Música, o destaque é para a valorosa musicalidade de Stewart Sukuma. Na editoria Moda, mostramos o talento e o potencial de inovação do estilista Taibo Bakar e na editoria Cultura/Artes Visuais fizemos um perfil do artista visual Jorge Dias. No que se refere à Angola, entrevistamos o antropólogo Isaias Lemos que também nos honrou com um texto sobre a cultura angolana na editoria Ensaio. Aniceto da Silveira e o seu projeto Leitura em Domicílio foi o destaque na seção Olhar Social.

A capa desta edição tenta refletir o nosso olhar sobre as confluências que buscamos entre Angola, Moçambique e Brasil: nela temos a imagem de um angolano, o principe angolano, Elizeyi Kimuanga, ao lado da nossa chefe de redação, Rosália Diogo, que o presenteou com a edição 23, cuja capa  está  estampada  a imagem da escritora moçambicana, Paulina Chiziane.

E as notícias sobre esses dois países são muitas. Desejamos boa aquisição de conhecimento para vocês. E não percamos de vista que estamos também comemorando 12 anos do Casarão das Artes Negras e 10 anos de publicação da nossa revista!

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Editorial Revista Canjerê

Você também pode gostar

Hoje, 06 de junho, às 18h, a vereadora Juhlia Santos (PSOL) realiza, no Plenário Amintas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, uma reunião voltada ao diálogo com representantes de terreiros de matriz africana da capital mineira.