O tempo todo tudo muda

Foi com o título do poema “O tempo todo tudo muda”, que o poeta mineiro Ricardo Aleixo abriu a performance que ele realizou neste domingo, dia 5 de dezembro, para o lançamento do seu novo livro ‘Extraquadro’ que faz parte da programação do segundo dia do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN-BH 2021). A performance, que interagiu com o público, antecedeu a sessão de autógrafos e  contou com cerca de 50 pessoas.

Natural de Belo Horizonte, Ricardo Aleixo afirmou que é muito bom ser acarinhado na sua própria cidade. “Essa é a cidade onde eu nasci, pra mim é uma honra me apresentar aqui”, afirmou com uma voz rouca, e quase emocionado.

A obra Extraquadro que tem 63 páginas, reúne coletânea de poemas escritos por Ricardo Aleixo no período de 2013 a 2020. Sua publicação é resultado da parceria firmada entre o Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (LIRA) e a Impressões de Minas Editora. O livro pode ser adquirido no site: www.impressoesdeminas.com.br, ou pelo email: [email protected], pelo preço de R$ 65,00.

O artista é autodidata e estreou em 1992 com o livro Festim. Seus poemas revelam forte afinidade com o movimento concretista e com a etnopoesia. Com visão crítica da realidade, faz poesia social, mordaz, seca e irônica. Junta-se a isso seu trabalho de agitador cultural que leva a poesia à integração com outras formas de arte como o teatro, a música e a dança.

Já atuou na coordenação e curadoria de projetos culturais como os 30 Anos da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, Tricentenário de Zumbi e a Bienal Internacional de Poesia. Com Adyr Assumpção, montou vários espetáculos multimeios como Jogo de Guerra – Malês, em 1990, Desconcerto Grosso – Poemas de Gregório de Matos, em 1996, e Canudos, Sertão da Bahia, 1897, em 1997. Edita a revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro.

Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Para participar é necessário retirar o convite antecipadamente em https://linktr.ee/festivalartenegra.

Serviço:

Extraquadro, livro de Ricardo Aleixo, 63 páginas

Preço: R$65

Como www.impressoesdeminas.com.br ou pelo e-mail  [email protected]

Foto: Pamela Bernardo