Cultura > A beleza das Bonecas de Palha de Brumal

A beleza das Bonecas de Palha de Brumal

A equipe da Revista Canjerê esteve em Santa Bárbara no mês de janeiro deste ano e de lá, fomos a Brumal, distrito desta cidade.

Em Brumal tivemos a felicidade de conhecer Maria Lúcia da Cunha, Mestre, Artesã e detentora do “Modo de Fazer Bonecas de Palha”, patrimônio imaterial registrado em Santa Bárbara/MG pelo Decreto nº 2.778/2014 e revalidado em 2024 pelo Conselho Mun. do Patrimônio Cultural. Com mais de 20 anos de prática, ela herdou o ofício da mãe, Dona Hilda, que iniciou a tradição há mais de 50 anos. D. Hilda faleceu em 2016 e, desde então, Maria Lúcia assumiu a missão de manter e difundir esse saber, realizando oficinas para mulheres, crianças e grupos em situação de vulnerabilidade.

Ela participa de todas as etapas da produção que é o “Plantar, Colher e Transformar”.

 A produção de bonecas de palha do milho é bastante diversificada incluindo as tradicionais camponesas além de imagens de santos e presépios. O  atelier de Maria Lúcia fica no Sítio Gravatá, na rodovia do Caraça, Distrito de Brumal, onde ela também mora e está sempre de portas abertas e com um cafezinho pronto para receber turistas e visitantes!

Visite este espaço encantador: 31 99855 3547. Conheça virtualmente,  pelo instagram: @bonecasdepalhamg.

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Rosalia Diogo

Jornalista, professora, curadora do Casarão das Artes Negras, chefe de redação da Revista Canjerê, Dra em Literatura, Pós-doutora em Antropologia.

Você também pode gostar

Ao nascer, recebeu o nome de Luis Pereira, o músico, escritor e ativista Stewart Sukuma é um dos artistas mais respeitados e queridos pelas moçambicanas e pelos moçambicanos.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), informa que estão abertas as inscrições para expositores que desejam participar da 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH no Ojá – Mercado das Culturas. A tradicional feira do evento reúne uma extensa variedade de produtos e serviços ligados à cultura negra.