Canjerê > Encruzilhadas Literárias reúne debate sobre direitos humanos e marca lançamento de obra sobre saúde mental da população negra

Encruzilhadas Literárias reúne debate sobre direitos humanos e marca lançamento de obra sobre saúde mental da população negra

No último sábado, 25 de abril, o CEFET-MG, em Belo Horizonte, recebeu o II Encontro Encruzilhadas Literárias – 2026, evento que reuniu pesquisadores, autores e público interessado em discutir produção intelectual negra, direitos humanos e saúde mental.

A programação contou com duas mesas de debate, entre elas “Direitos Humanos e as questões das mulheres negras no Brasil”, que promoveu reflexões sobre justiça social, reconhecimento e cuidado a partir das experiências de mulheres negras. A mesa foi mediada por Seu João Xavier e destacou a urgência de pensar políticas e práticas que enfrentem as desigualdades estruturais no país.

Além dos debates, o encontro também marcou o lançamento da obra Encruzilhadas Culturais – Volume 2: Direitos Humanos e Saúde Mental das Populações Negras no Brasil, organizada pelo professor Doutor Seu João Xavier. O livro reúne artigos de diferentes autores e autoras e propõe uma análise do racismo como estrutura que atravessa o cuidado, produz sofrimento psíquico e impacta diretamente as formas de acesso à cidadania.

Encruzilhadas Culturais: direitos humanos e saúde mental das populações negras do Brasil

Entre as participações, Rosália Diogo integrou tanto a mesa de debates quanto o conjunto de autores da publicação, trazendo em seu artigo reflexões sobre racismo e saúde mental a partir de uma perspectiva situada e comprometida com as epistemologias negras.

Disponível para download gratuito, a obra nasce do compromisso com a justiça social e da recusa em naturalizar as desigualdades. Cada capítulo convida à escuta, à crítica e à construção de novos caminhos, reforçando a importância da circulação do conhecimento em escolas, universidades, coletivos e redes de cuidado.

O evento reafirma a importância de espaços que articulam pensamento crítico, produção acadêmica e experiências vividas, fortalecendo a construção de conhecimento e a valorização de narrativas negras no Brasil contemporâneo.

O livro pode ser acessado e baixado em: www.seujoaoxavier.com.br/livros

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Jaice Balduino

Jornalista, estrategista de conteúdo e comunicadora social. Profissional de comunicação e estratégia, atua com posicionamento, produção de conteúdo e fortalecimento de marcas e iniciativas de impacto social.

Você também pode gostar

A equipe da revista Canjerê se fez presente no laboratótio de linguagem-  Ritmo Corpo e Palavra, no dia 23 de julho, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. A atividade foi coordenada pelo multiartista, Babilak Ba e faz parte da ativação da exposição de artes visuais “ Orienxadigma”. Ela foi concebida a partir do encontro de dois artistas afrodiapóricos: Fernando Costaa e Babilak Bah. A exposição é composta por  gravuras/impressões e esculturas em ferro e aborda questões da memória afrodiaspórica em MG: ancestralidade, trabalho, cosmologia africana, orixás e luta quilombola pela terra.
Fabrício FBC tornou-se um dos nomes mais relevantes da cena musical brasileira contemporânea. Após lançar o celebrado “Baile” (2021), trabalho que revisita o Miami Bass, ritmo que é a principal base para o funk brasileiro.
Madu Costa é: Pedagoga, arte_ educadora, escritora, cordelista, narradora de histórias, compositora, cantora, assessora pedagógica.