Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Cia Baobá Minas realiza a 9ª edição do Prêmio Zumbi de Cultura. Ao todo 11 personalidades negras serão homenageadas em solenidade realizada no Grande Teatro do Sesc Palladium às 19h, com preço popular de R$ 2,00 (dois reais) inteira.
A produção do prêmio recebeu cerca de cento e cinqüenta indicações de nomes relevantes no cenário da militância negra de várias cidades do Brasil. O Prêmio Zumbi, homenageia pessoas que se destacam nos campos das artes, política e cultura negra, em Minas e no Brasil. A premiação é distribuída nas seguintes categorias: dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política.
Na solenidade, atrações como Conversamba, que reverencia a comunidade da Pedreira Prado Lopes, na Lagoinha, apresenta músicas autorais que abordam a formação do bairro e a valorização do samba na comunidade . Também estará presente Mestre Conga, importante representante do samba de BH. Afoxé Bandarerê, Edson Babu, Cia Baobá e Carlos Afro também são atrações da noite.
Confira a lista das personalidades homenageadas que receberam o troféu criado pelo artista plástico Jorge dos Anjos:
Aruana Zambi – Teatro
Ayana Amorim – Protagonismo Juvenil
Carlos Alberto dos Santos (Bar do Cacá) – Personalidade Negra
Divina Siqueira ( Dona Divina) – Menção Honrosa
Edson Babu – Educação
Quilombo Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis – Manifestação cultural
José Nilson Francisco dos Santos – Música
Jozeli Rosa de Souza – Atuação política
Madu Costa – Literatura
Madu Santos – Dança
Ricardo Moura (Pai Ricardo) – Religiosidade