Biografias > Carlandreia Ribeiro é parceira da Revista Canjerê

Carlandreia Ribeiro é parceira da Revista Canjerê

Crédito: Arquivo pessoal

Carlandréia Ribeiro é  atriz, arte-educadora, escritora, curadora cultural, diretora de teatro e cinema. Sua trajetória artística é  marcadamente influenciada pela atuação junto aos movimentos negros e pelos negros em movimento.
Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira,  dentre eles os prêmios Leda Maria Martins,  Cena Minas,  Copasa/Sinparc e Zumbi de Cultura.
É co-idealizadora do projeto Diálogo Transatlântico Brasil Senegal, em parceria com Ibrahima Djitté, presidente da Assossiation Humanitaire Yirwa, com sede no Senegal e também criadora do projeto Cartografia da Memória e do Afeto. Recentemente dirigiu o espetáculo Corpo Preto Surdo:nós estamos aqui, onde também assina a dramaturgia. Em seu novo espetáculo, Encontro das Águas  – traz a poética de Conceição Evaristo e a voz insurgente de Lelia González e textos autorais.

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Rosalia Diogo

Jornalista, professora, curadora do Casarão das Artes Negras, chefe de redação da Revista Canjerê, Dra em Literatura, Pós-doutora em Antropologia.

Você também pode gostar

A equipe da Revista Canjerê esteve em Santa Bárbara no mês de janeiro deste ano e de lá, fomos a Brumal, distrito desta cidade. Em Brumal tivemos a felicidade de conhecer Maria Lúcia da Cunha, Mestre, Artesã e detentora do "Modo de Fazer Bonecas de Palha", patrimônio imaterial registrado em Santa Bárbara/MG pelo Decreto nº 2.778/2014 e revalidado em 2024 pelo Conselho Mun. do Patrimônio Cultural.
A pandemia do covid19 causa efeitos devastadores em todos os segmentos da sociedade, embora, sabidamente, o impacto é maior entre a população negra e pobre. A cultura, assim como os demais setores, sente o impacto em toda sua cadeia produtiva, formada por, além dos artistas, técnicos, gestores e uma gama de outros trabalhadores.