Cultura > VEREADORA JUHLIA SANTOS PROMOVE ENCONTRO COM TERREIROS DE MATRIZ AFRICANA NA CÂMARA MUNICIPAL DE BH

VEREADORA JUHLIA SANTOS PROMOVE ENCONTRO COM TERREIROS DE MATRIZ AFRICANA NA CÂMARA MUNICIPAL DE BH

Credito: Ricardo Rico

Respeito, escuta e axé: o terreiro é política viva.

Hoje, 06 de junho, às 18h, a vereadora Juhlia Santos (PSOL) realiza, no Plenário Amintas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, uma reunião voltada ao diálogo com representantes de terreiros de matriz africana da capital mineira.

O objetivo do encontro é fortalecer a escuta, a valorização e a articulação política dos terreiros como espaços de fé, resistência, cultura e acolhimento. O momento será dedicado ao compartilhamento de experiências, reconhecimento dos desafios enfrentados por esses territórios religiosos e à construção coletiva de caminhos para ampliar o respeito institucional e social à diversidade religiosa afro-brasileira.

“O terreiro é mais do que um espaço de fé: é um território de cuidado, de identidade e de resistência. É essencial que o poder público reconheça essa força e caminhe junto com quem transforma vidas pela ancestralidade”, afirma a vereadora Juhlia Santos.

Em um contexto marcado pelo avanço da intolerância religiosa, especialmente contra religiões de matriz africana, a construção de espaços de escuta institucional se torna ainda mais urgente. O encontro se propõe a ser um espaço de acolhimento, afirmação e articulação política, onde cada voz seja ouvida com respeito e cada terreiro seja reconhecido como parte legítima do tecido cultural e espiritual de Belo Horizonte.

Serviço:

Reunião O terreiro é Política Viva

Data: Sexta-feira, 06 de junho de 2025

Horário: 18h

Local: Plenário Amintas de Barros – Câmara Municipal de Belo Horizonte

Proponente: Vereadora Juhlia Santos (PSOL)

Entrada: Aberto ao público

Convidado: Presença de lideranças religiosas, representantes culturais e comunidade em geral.

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Rosalia Diogo

Jornalista, professora, curadora do Casarão das Artes Negras, chefe de redação da Revista Canjerê, Dra em Literatura, Pós-doutora em Antropologia.

Você também pode gostar

Maria Luiza Viana é professora do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, possui Doutorado em Design pela USP (Universidade de São Paulo).
Denilson Tourinho é artista, mestre e doutorando em Educação pela UFMG. Ator com trajetória em festivais no Brasil e no exterior. Idealizador e coordenador do Prêmio Leda Maria Martins.