Nóticias > História da capoeira em Belo Horizonte ganha exposição

História da capoeira em Belo Horizonte ganha exposição

A capoeira, expressão afro-brasileira que une dança, música e jogo, ganha destaque na exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte – Anos 60, 70 e 80”, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã). Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, a mostra tem curadoria da pesquisadora Josemeire Alves Pereira e dos mestres 90, Boca e Pelota, nomes históricos da capoeira na capital. A exposição propõe uma viagem pela memória do movimento, reunindo fotos, vídeos, mapas, documentos e objetos que revelam a trajetória da capoeira em BH nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Visitação de terça a sábado, das 9 às 18h.

Foto: Acervo FMC

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Rosalia Diogo

Jornalista, professora, curadora do Casarão das Artes Negras, chefe de redação da Revista Canjerê, Dra em Literatura, Pós-doutora em Antropologia.

Você também pode gostar

Humacao, Puerto Rico - En el Museo Afro Casa Silvana, el peine afro emerge como un objeto íntimo, un archivo cultural y un símbolo perdurable de la identidad negra con su nueva exposición titulada “El Peine Afro: una historia de identidad y resistencia” que inaugura el próximo sábado 22 de agosto de 1:00 a 5:00 pm.
Em sua segunda edição, o Festival Toca na Favela encheu os olhos de quem passou pelo CCBB BH entre os dias 10 e 20 de agosto