Comportamento > Antecipando ao Racismo: Guia de Enfrentamento ao Racismo do SENAI e SESI – RJ

Antecipando ao Racismo: Guia de Enfrentamento ao Racismo do SENAI e SESI – RJ

Robson Di Brito; Me. Humanidades (UFVJM), Me. Arte (UEMG); Doutorando Educação (USP) em parceria com Elaine Leal Especialista em Gestão Escolar

No prefácio do “Superando Racismo na Escola” (2005),  organizado por Kabengele Munanga,  lê-se: “Racismo e ignorância caminham sempre de mãos dadas. Os estereótipos e as ideias pré-concebidas vicejam se está ausente a informação, se falta o diálogo aberto, arejado, transparente”. Neste sentido, a compreensão de que não há preconceito racial que resista ao conhecimento e do seu estudo objetivo, o saber é o melhor remédio. Partindo dessas reflexões a Rede de Escolas Firjan SENAI SESI, por meio do Comitê Gestor da Convivência Escolar no Rio de Janeiro, elaborou o Guia de Enfrentamento ao Racismo, um instrumento institucional que reafirma seu compromisso político e pedagógico com o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Alinhado à trajetória histórica da Rede de reflexão crítica e à ação frente às questões socio-históricas, o Guia articula-se às Políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Convivência Escolar, reconhecendo que a promoção de uma convivência escolar consistente exige a consideração das relações étnico-raciais presentes no cotidiano das escolas.

O SENAI e o SESI têm historicamente exercido um papel central no desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação de profissionais qualificados, a modernização do parque industrial e a redução das desigualdades educacionais, por meio de processos inovadores. Um marco desse percurso foi a integração entre as duas instituições a partir do final do século XX, que fortaleceu a educação e a formação profissional ao viabilizar itinerários formativos articulados entre a educação básica e a formação técnica, promovendo uma formação integral dos estudantes nas dimensões cidadã, técnica e profissional. Coordenados pelas gerências de educação básica e profissional da Firjan, esse modelo ampliou o acesso de jovens e trabalhadores a uma educação de qualidade, reforçando o alinhamento com o setor produtivo e com as demandas do desenvolvimento industrial.

O Guia de Enfrentamento ao Racismo resulta das reflexões do Comitê Gestor de Convivência Escolar, do diálogo com as escolas e da análise conjunta de estudos de caso entre SESI e SENAI, atendendo às especificidades do ambiente escolar. Destinado a profissionais da escola, estudantes e famílias, o Guia orienta sobre comportamentos inaceitáveis e procedimentos diante de situações de injúria racial e racismo, envolvendo crianças, adolescentes ou adultos. Por meio de ações protocolares; como acolhimento e identificação do incidente, registro, reparação, comunicação aos responsáveis, acompanhamento continuado e mapeamento, fortalece a resposta institucional, assegurando intervenções coerentes, acolhedoras e alinhadas a uma prática antirracista, com escuta qualificada dos envolvidos e medidas efetivas em busca da superação da discriminação racial.

Para contemplar de forma abrangente a realidade escolar, o Guia busca abarcar diferentes possibilidades de ocorrência de racismo, por meio de protocolos aplicáveis a casos protagonizados ou sofridos por estudantes, membros da equipe escolar, responsáveis ou visitantes. Com isso, o documento visa possibilitar o mapeamento das denúncias de racismo na Rede Firjan SENAI SESI e contribuir para a construção de um ambiente seguro, educativo e acolhedor, além de atuar de forma mais efetiva em projetos de prevenção. É fundamental reconhecer que muitos de nós não receberam uma educação e formação cidadã adequadas para lidar com os desafios da convivência, especialmente com as manifestações de discriminação e racismo, o que compromete a formação de cidadãos responsáveis.

Essa lacuna, relacionada ao mito da democracia racial e a uma educação historicamente eurocêntrica, favorece a reprodução consciente ou inconsciente de preconceitos presentes na sociedade, que também se manifestam no cotidiano das relações entre estudantes e entre estudantes e professores no espaço escolar. O Guia de Enfrentamento ao Racismo objetiva, de certa maneira, impossibilitar essa perpetuação e visa tornar-se uma referência às instituições de ensino e trabalho para a elaboração de novos guias e protocolos de combate ao racismo.

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Sandra Nandaka

Você também pode gostar

Ontem, no SESC Palladium, teve início o VOZ- Culturas que ecoam A velha Guarda do Soul deu um baile! Em seguida, Kadu dos Anjos entrevistou a talentosa e carismática cantora paraense, Gaby Amarantos. Ela, que foi a capa da edição 3 da nossa Revista Canjerê.
Esta matéria foi produzida a partir da pesquisa de mestrado de Frederico Maciel, o Negro F, cuja dissertação foi defendida na Universidade de São Paulo (USP) e eu tive a honra e o orgulho de ter feito parte da banca examinadora. Tenho um orgulho muito grande de ser moradora da regional Leste de Belo Horizonte, bairro Santa Efigênia, regional investigada por Frederico. Ainda que a administração municipal tenha realocado o bairro em que moro na regional Centro-Sul, insisto em defender que este é um bairro da regional leste.
O diferencial dessa nova edição está nas duplas, já que MCs que participaram do primeiro álbum puderam convidar outros artistas da cena local e demonstraram que a capital mineira não só respira rap há muito tempo, mas também traz uma variedade intergeracional de artistas que permanece desconhecida do grande público, mas que segue em caminhadas muito sólidas