Cultura > Debate em Santa Bárbara fortalece reflexões sobre combate ao racismo e protagonismo das mulheres negras

Debate em Santa Bárbara fortalece reflexões sobre combate ao racismo e protagonismo das mulheres negras

Encontro reuniu a professora e curadora Rosália Diogo e o advogado Jorge Germano em uma conversa sobre direitos, memória e fortalecimento das pautas antirracistas

O município de Santa Bárbara (MG) recebeu, no último sábado (4), um encontro dedicado ao enfrentamento do racismo, à valorização da história da população negra e ao fortalecimento das pautas antirracistas. Promovido pelo Coletivo Sociocultural Santa Bárbara MG, o evento reuniu moradores, lideranças e representantes da sociedade civil para uma tarde de diálogo e formação.

A programação contou com a participação da professora, curadora e comunicadora Rosália Diogo e do advogado Jorge Germano, que abordaram diferentes dimensões do racismo estrutural, a trajetória histórica das mulheres negras, os movimentos antirracistas no Brasil e a importância da Lei Afonso Arinos, considerada a primeira legislação brasileira voltada ao combate da discriminação racial.

Realizado em um momento simbólico do calendário de lutas antirracistas, o encontro integrou as ações em referência ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, lembrado em 3 de julho, e também antecipou as reflexões para o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. As datas reforçam a necessidade de reconhecer as contribuições históricas, culturais e políticas das mulheres negras para a construção da sociedade brasileira.

Para Rosália Diogo, iniciativas como essa ampliam o acesso ao conhecimento e fortalecem a mobilização coletiva. “Os espaços de diálogo são fundamentais para que a história da população negra seja conhecida, valorizada e reconhecida como parte indispensável da formação do Brasil”, destacou durante o encontro.

A atividade contou com apoio cultural do Casarão das Artes Negras e reforçou o compromisso de organizações e coletivos com a promoção da educação antirracista, da memória e da valorização das identidades negras nos territórios.

A iniciativa evidencia que o enfrentamento ao racismo passa também pela ocupação de espaços de diálogo, formação e construção coletiva, aproximando diferentes gerações em torno da defesa dos direitos humanos e da equidade racial.

Encontro Coletivo Sociocultural em Santa Bárbara/MG

Leia mais: Rosália Diogo participa de congresso internacional na Espanha e debate o papel das cidades na valorização das diferenças

Essa postagem foi possível graças a um dos nossos parceiros:​

Editorial Revista Canjerê

Você também pode gostar

Adyr Assumpção é ator, diretor, escritor, roteirista, dramaturgo, produtor, professor, curador de mostras, festivais e gestor. Diretor desde 2004 da T’AI Criação e Produção. Criador da Imagem dos Povos – Mostra Internacional Audiovisual. Curador e coordenador geral do FAN – Festival Internacional de Arte Negra, edições de 1995, 2007 e 2009.
Naiara é colunista e colaboradora editorial da Revista Canjerê